De férias ou não,  é importante que você, profissional ligado à cibersegurança, tenha momentos de lazer. Por isso, hoje vamos te dar dicas de séries e filmes sobre segurança da informação!

Séries e filmes são importantes instrumentos de entretenimento, mas também podem ser usados para que você tenha novas referências e ideias de trabalho, e até estar mais informado sobre sua profissão.

E como é legal se ver representado em algum material artístico, não é mesmo? Por isso, ajeite o sofá e faça a pipoca! Vem aí a nossa lista das 7 séries e filmes sobre segurança da informação que você precisa assistir:

1. Mr. Robot (2015)

Quem ama o mundo da cibersegurança e ainda não assistiu Mr Robot não sabe o que está perdendo!

A série, dividida em quatro temporadas, já foi indicada e premiada algumas vezes, e conta a história de Elliot, um programador que trabalha com cibersegurança de manhã e vive como um hacker criminoso à noite.

O protagonista se encontra em um dilema quando é contratado para destruir uma empresa que ele é pago para proteger.

Sendo um personagem símbolo para muitos hacker-éticos espalhados pelo mundo, Elliot e seus dilemas prendem o telespectador do começo ao fim. Não é à toa que essa é a nossa primeira indicação de série sobre segurança da informação. Pode maratonar sem medo!

2. Millennium (2011)

No nosso artigo sobre livros de segurança da informação indicamos a trilogia Millennium. Para sorte daqueles que preferem o audiovisual, a obra de Stieg Larsson foi adaptada para o cinema!

Nesse filme dirigido pelo conhecido David Fincher, você conhece a história de um jornalista investigativo e uma hacker que são contratados para desvendar o desaparecimento de uma jovem há 36 anos.

À medida que avançam na investigação crescem os riscos, já que a família do jovem não quer que alguns segredos venham à tona. Eletrizante! Está entre os melhores filmes sobre segurança da informação.

3. Don’t F**k Whit Cats: Uma Caçada Online (2019)

Essa série documental é cheia de reviravoltas e certamente vai te prender. Don’t F**k Whit Cats relata a história de um grupo que vê um vídeo que mostra maus tratos explícitos a gatos.

Causando gatilho e revolta na grande maioria dos espectadores, pessoas começam uma caça ao autor das atrocidades através de uma investigação minuciosa feita pela internet.

Uma grande lição que caso você seja uma pessoa ativa nas redes sociais, dificilmente não serão encontradas informações e dados sobre você, em seus perfis.

4. Duro de Matar 4 (2007)

Algum fã de ação por aqui? Um dos nossos filmes sobre segurança da informação indicados é um clássico do gênero. O quarto filme da saga que é sucesso de bilheteria conta sobre o policial veterano John McClane, que é contratado para trazer um hacker para ser interrogado enquanto os EUA se preparam para o Dia da Independência.

O caos se inicia quando alguém inicia um ataque contra a infraestrutura dos sistemas americanos. Estrelado pelo gigante Bruce Willis, Duro de Matar 4 vai te deixar muito acordado e atento.

5. O Dilema das Redes (2020)

Lançado durante a pandemia e dirigido por Jeff Orlowski, o documentário selecionado na nossa lista de filmes sobre segurança da informação é importante para quem busca entender o problema dos vazamentos de dados, e o que eles podem causar na estrutura da sociedade.

Questionando a ideia de privacidade que temos, ele mostra o quanto estamos expostos a campanhas, propagandas e sugestões enviadas por redes sociais e que impactam diretamente o nosso dia a dia. Assustador e fundamental.

6. O Jogo da Imitação (2015)

Para os interessados em história e fatos reais, o premiado longa apresenta um roteiro emocionante. O personagem principal é Alan Turing, estudante da Universidade de Cambridge que foi recrutado pela agência de inteligência britânica MI6 para descriptografar códigos nazistas.

Em meio ao trabalho, Alan luta para esconder sua homosexulidade que, durante aquele período da sociedade, era considerada um crime.

Mesmo ajudando o governo, em 1952 ele passa a ser perseguido pelas autoridades do país e preso.

7. Hacker (2015)

Com um nome já muito explícito, o filme acompanha a história de Nick Hathaway, um hacker criminoso que foi condenado a 15 anos de prisão por cometer crimes virtuais.

Para melhorar sua própria situação, o protagonista encontra uma forma de reduzir sua própria pena ao descobrir que seu código está sendo usado por terroristas na China, iniciando uma caçada aos criminosos.

Em busca de mais conteúdos sobre segurança da informação?

Caso você seja uma pessoa nova aqui no blog da BugHunt, e busca não só dicas de séries e filmes sobre segurança da informação, mas outros conteúdos sobre o assunto, está no lugar certo!

Aqui você encontra dicas como as melhores ferramentas para facilitar o trabalho de um hacker ético, ou artigos que te explicam de forma mais detalhadamente o que é Bug Bounty e outras estratégias de proteção a ciberataques.

A BugHunt é a primeira plataforma de Bug Bounty do Brasil, e se preocupa em expandir o conhecimento sobre segurança da informação. Clique aqui e conheça os nossos serviços!