Segurança de dados: qual a importância desse investimento para a sua empresa?

A segurança de dados é essencial para proteger a sua empresa de ataques e vazamentos. Leia e entenda como aplicar esse conceito no seu negócio.

Segurança de dados: qual a importância desse investimento para a sua empresa?

A segurança de dados, igualmente conhecida como segurança da informação, é uma importante forma de preservar informações sensíveis dos clientes, colaboradores, fornecedores e da empresa num todo.

Além de evitar perdas ou ameaças virtuais, a segurança de dados entrou no radar dos empresários porque, ao mesmo tempo em que a utilização de informações digitais se tornou fundamental para as ações de marketing, o surgimento de algumas leis voltadas ao tema colocou todas as empresas em alerta.

Com a popularização do mercado eletrônico e a crescente massiva do nicho de e-commerces, a Lei Geral de Proteção de Dados trouxe dúvidas na hora da construção de uma presença online. Ao mesmo tempo, essa preocupação deixou de ser uma opção para as empresas e se tornou uma obrigatoriedade.

Para você compreender como a segurança de dados tornou-se uma prioridade em instituições comerciais ou governamentais do país, continue por aqui!

Vamos abordar a importância dessa proteção no texto a seguir.

O que é a segurança de dados e os seus conceitos básicos

De forma resumida, a segurança de dados reúne ações para proteger as informações de pessoas e empresas, isso você já entendeu, né?

Essas informações são tão protegidas assim pois elas são alguns dos ativos mais importantes de um negócio, seja essa empresa pequena ou grande. Elas fazem parte das estratégias que formam o diferencial competitivo da organização.

Uma estratégia coerente e bem feita de segurança da informação faz com que esses dados sejam protegidos e evita que esses  sejam acessados por pessoas indevidas.

Veja só como é fundamental ter uma estratégia firme: um levantamento realizado pela Apura Cybersecurity Intelligence revelou que com o uso mais intenso da internet durante a pandemia de Covid-19, o roubo de dados aumentou.

Foram contabilizados vazamentos de 958 mil CPFS, 592 mil cartões internacionais, 262 mil cartões nacionais e 220 milhões de credenciais de acesso: ao todo, foram 272 milhões de ameaças apontadas. Um verdadeiro estrago na confidencialidade de dados - o que deixa ainda mais clara a importância da segurança de dados nas empresas.

Aliás, essas estratégias são elaboradas seguindo 4 conceitos básicos para efetuar a segurança de documentos, arquivos e informações em uma empresa.

Confidencialidade

Esse primeiro pilar busca oferecer a garantia de que o acesso aos dados seja realizado somente pelos responsáveis ou pelo proprietário.

Ou seja, é proibido pelas empresas que pessoas de fora da organização acessem essas informações confidenciais e muito menos as divulguem sem a autorização escrita de seu titular.

Dentro da segurança da informação, a confidencialidade não depende de esconder os dados ou mantê-los em segredo.

Integridade

Esse conceito requer que as informações sejam mantidas íntegras, ou seja, em seus formatos originais.

A integridade dos dados impede de fazer manipulações ou alterações dos dados sem conhecimento ou aprovação do titular. Caso haja essa necessidade, quaisquer mudanças devem ser registradas com o máximo de detalhes possível, como a data, o horário e o profissional responsável.

Os arquivos deverão ser mantidos seguros e protegidos para que a integridade dos dados seja garantida. Se um arquivo sofrer dano, ele não estará mais íntegro, não importando se a alteração foi decorrente de atuação externa ou interna.

As falhas técnicas também precisam ser eliminadas para a proteção das informações, que poderão estar mais seguras em um backup.

Disponibilidade

Esse conceito pretende assegurar que apenas pessoas autorizadas possam acessar quaisquer dados  no momento necessário, mas sempre por meio de um sistema seguro e eficaz.

Autenticidade

Semelhante ao conceito de integridade, a autenticidade na segurança de dados garante que o documento ou a origem de uma fonte é autêntica, válida e verdadeira.

Esse conceito evita que os dados sejam alterados sem permissão, principalmente em processos realizados digitalmente, como a geração das folhas de pagamento ou as assinaturas de contratos.

A importância da segurança de dados nas empresas

Sem distinção de tamanho ou segmento, todas as companhias estão constantemente expostas às ameaças na web. E logicamente, está incluído nesse balaio o roubo de dados, ações maliciosas, fraudes, entre outros.

Vulnerabilidades como essas podem gerar interrupções nos processos internos das instituições, prejudicando não só financeiramente a empresa, mas a gestão de marketing e branding também. Além de tornar todas as áreas do negócio mais expostas.

O Brasil sofre bastante com ações de cibercriminosos , somos o segundo país do mundo com o maior número de crimes cibernéticos, perdendo apenas para a China. Portanto, os cuidados necessitam ser redobrados.

Por isso, seja você responsável por uma grande companhia ou pela administração de um micro empreendimento, é fundamental manter-se atualizado sobre todas as formas para tornar os dados da sua empresa mais protegidos.

Consequências da falta de segurança cibernética

O risco de vazamento de informações é real! Não são poucos os casos que vemos e o quão sensíveis são os dados vazados.

Existem algumas situações em que as práticas de segurança de dados adotadas na companhia são inadequadas ou insuficientes, o que acaba por facilitar o acesso indevido de criminosos a informações de terceiros.

Por isso, todo cuidado é pouco e, se você quiser manter os dados de sua companhia protegidos, é importante saber quem tem o domínio dos seus dados e monitorar suas informações.

Mais abaixo, vamos mostrar quais as prováveis consequências do vazamento de informações e como podem podem ser severas:

  • dados de total confidencialidade se tornam públicos, podendo disponibilizar estratégias e informações essenciais do seu negócio;
  • transações bancárias podem ser afetadas, já que dados dessa natureza podem ser expostos a terceiros;
  • a reputação e a credibilidade do negócio entra em xeque, principalmente se houver prejuízos para terceiros;
  • sua empresa parecerá descuidada perante o mercado;
  • devido aos pontos que abordamos acima, podem ocorrer perdas financeiras consideráveis.

Então, mais uma vez fica claro o quão importante é garantir a proteção das informações utilizando de estratégias de segurança de dados nas empresas.

O impacto da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) nesse cenário

Elaborada em 2018 e vigente desde 2021, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) busca garantir a liberdade e privacidade de todos os clientes, através da proteção dessas informações particulares.

Para se adequar a esta lei, as empresas e órgãos públicos devem mudar a forma com que é feita a coleta, armazenamento e uso das informações concedidas pelos consumidores.

Entre os dados que devem ser foco de atenção para os gestores estão:

  • Número de documento;
  • Endereço;
  • Origem racial;
  • Filiação a organização políticas ou religiosas;
  • Informações genéticas - como biometria;
  • Orientação sexual, entre outras.

Em um primeiro momento, houve um impacto notável nos processos administrativos e nas ações publicitárias, mas o não cumprimento dessas medidas alinhadas a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) pode resultar em uma multa de até R$50 milhões por infração cometida ou em 2% do faturamento total da empresa.

Por isso, a adequação a essas novas normas é algo que deve ser tido como uma grande prioridade de qualquer empreendedor.

Por que investir em segurança de dados?

Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) a todo vapor e com as consequências de não cumprí-la serem severas, é ainda mais importante entender as benesses de investir na aplicação de estratégias de segurança da informação em sua empresa.

Confira:

  • garante a prevenção de riscos de roubo, perdas e danos em sistemas e redes;
  • melhora a gestão de dados e aumentar a produtividade durante a rotina;
  • evita o vazamento de informações confidenciais;
  • gera mais credibilidade e aumentar a satisfação dos clientes;
  • melhora a imagem no mercado;
  • gera mais competitividade;
  • reduz prejuízos financeiros.

Como melhorar a segurança de dados da sua empresa?

Você já deve ter notado que proteger as informações de sua empresa é essencial para manter o funcionamento correto das atividades e obter um desenvolvimento saudável a longo prazo.

Para garantir a segurança de dados e obter mais acertos e resultados positivos de modo seguro em seu negócio, é recomendável seguir algumas medidas.

Invista na qualificação do seu time

Se os seus colaboradores trabalham diretamente com dados sensíveis dos seus clientes, é fundamental reunir formas de facilitar o processo de efetivação da segurança da informação;

Dessa forma, o time vai estar ciente do que é preciso ser feito, dos benefícios a serem conquistados e das melhores formas para reduzir os riscos.

Identifique os pontos fracos da sua empresa

Certificar que a segurança de dados e a eficiência das ações de proteção é mais do que necessário. Portanto, tenha em mente que é fundamental impor que sejam devidamente identificadas todas as maiores vulnerabilidades da empresa.

Algumas das brechas nas estratégias de segurança na infraestrutura de TI, são:

  • utilização de softwares mal configurados;
  • desatualização dos sistemas;
  • déficit na qualidade dos códigos;
  • validação de dados fraco;
  • configuração de sistemas pouco desenvolvidas;
  • más práticas, entre outros.

Ao identificar essas fragilidades no sistema, os profissionais do TI são capazes de adotar estratégias de monitoramento da infraestrutura e da rede.

A equipe de TI também irá determinar o uso de atualizações de softwares mais inteligentes, criar processos de backup contínuos, instruir os funcionários a eliminarem as práticas que ameaçam a segurança da empresa, entre outros.

Invista em ferramentas de proteção

Existem diversas soluções digitais que integram a inteligência artificial e outros mecanismos no mercado. Aliás, elas são ótimas formas de fazer a identificação de atividades suspeitas.

Também é possível recorrer a softwares que empregam criptografia, tokenização e vários outros recursos de proteção. Outras formas de manter os dados protegidos são a Data Discovery, Data mapping, machine learning, Big data, DLP (Data Loss Prevention), entre outras ferramentas que são integradas ao processo, garantindo tranquilidade e segurança das informações internas.

Conheça os serviços da BugHunt!

Para assegurar que não há vulnerabilidades nos sistemas da sua empresa, a BugHunt é especialista no assunto e pode te ajudar!

Ao contratar a BugHunt, primeira plataforma brasileira de Bug Bounty, sua empresa conta com especialistas analisando seus sistemas constantemente em busca de vulnerabilidades, o  que antecipa possíveis ataques cibernéticos.

Quer saber mais sobre o nosso programa e como podemos ajudar sua empresa no campo da segurança de dados? Clique aqui e fale conosco!