Atualmente a internet é utilizada por milhares de pessoas, durante muitas horas do dia, seja no trabalho ou no lazer. Esse uso frequente não passa despercebido, e a partir dele é criada a pegada digital.

A partir da pegada digital é possível rastrear não só suas atividades na internet, assim como seus dispositivos conectados a redes.

O que é a pegada digital?

Muito se engana quem acredita que suas ações online não são notadas. Mesmo se você não se considera uma personalidade “importante”, todos os seus passos na web são rastreados e podem despertar a atenção de muitos.

Também conhecida como pegada eletrônica ou sombra digital, a pegada digital é o conjunto de informações que usuários deixam registradas, e que acabam criando um “rastro” das ações online.

Sempre que um usuário entra na internet, deixa alguma pegada digital. Elas podem ser ativas, com ele tendo a ciência de que deixou uma informação ali registrada, ou passiva, sem que o usuário perceba a ação.

Esses dados são registrados desde publicações em suas redes sociais, até por meio da aceitação de cookies em sites diversos e o download de aplicativos.

Muitas dessas informações são usadas por empresas de marketing que buscam vender produtos e serviços a usuários da web. É possível determinar diversas características de usuário a partir de sua pegada digital.

Sabe quando você recebe diversas propagandas de marcas de tênis após visitar algum perfil em redes sociais de uma loja de sapatos? Você deixou ali uma pegada digital, e a partir disso, empresas começaram a te bombardear de propagandas para que você comprasse um tênis com elas.

Esse é um dos exemplos mais simples de como uma pegada digital pode influenciar sua experiência na internet.

Mas existem outras situações, consideradas inclusive perigosas, que utilizam dessas informações para cibercrimes, por exemplo, na realização de um phishing, quando o cibercriminoso necessita das informações do usuário para conseguir atraí-lo ao link malicioso.

Os tipos de pegadas digitais

Como citamos anteriormente, a pegada digital pode se dividir em dois tipos, a ativa ou passiva. De forma mais detalhada elas seriam:

Ativa

Quando um usuário compartilha de forma “consciente” uma informação ou dado. Isso pode acontecer através de uma publicação em uma rede social, um login em um site ou aplicativo, perfil registrado em uma plataforma ou no preenchimento de formulários, por exemplo.

Passiva

Nessa situação, as informações do usuário são coletadas sem que ele perceba. Exemplos mais comuns são os cookies, que apesar de hoje pedirem autorização, se não liberados a navegação pelo site é dificultada, anúncios a partir de suas buscas e gostos, e quantas vezes você entrou em um site.

Os perigos da pegada digital para uma empresa

Apesar de muitas vezes a pegada digital ser usada de forma legal, até mesmo em diversas investigações criminais, ela pode também ser o motivo de roubos e fraudes online.

É infelizmente possível que uma organização venda ou compartilhe suas informações com outras empresas e terceiros mal intencionados, comprometendo assim dados e até mesmo acessos sigilosos.

Claro que isso pode acarretar em ataques direcionados, conseguindo até mesmo invasões e outros cibercrimes muito conhecidos.

Dentro de uma empresa a pegada digital é ainda mais perigosa. Um funcionário que utiliza dispositivos da empresa para o trabalho pode acabar liberando o acesso de informações sigilosas e até mesmo de clientes através de uma pegada digital passiva.

Isso se torna mais comum em trabalhos remotos e híbridos, em que a utilização de um computador da empresa às vezes também é usado no dia a dia particular do funcionário.

Como prevenir sua empresa dos perigos da pegada digital?

Agora que você já sabe quais são alguns dos perigos da pegada digital, pode estar se perguntando como se prevenir dos problemas que esse recurso da internet traz, certo?

  • Primeiramente, é fundamental que sua empresa esteja com todos os softwares atualizados, assim como os programas antivírus.
  • Políticas de utilização dos computadores e outros dispositivos da empresa também são importantes para que se tenha mais controle do que será acessado, e de que forma esses equipamentos são utilizados.
  • De forma mais particular, a verificação da configuração de privacidade em suas redes sociais é um fator muito determinante na hora de saber quais são as pegadas digitais que você deixa nas plataformas.
  • Diminua a quantidade de registros e perfis que você tem em sites aleatórios. Concentre seu login apenas em plataformas e sites realmente necessários e confiáveis.
  • Excluir contas e perfis antigos, e ter muito cuidado com sites não confiáveis são dicas que parecem óbvias, mas que também ajudam sua empresa e você não ficarem tão expostos a possíveis perigos.

E claro, não é possível falar em métodos de prevenção sem citar o investimento em recursos de cibersegurança. A contratação de um programa de Bug Bounty ou o investimento em VDP, por exemplo, pode fazer com que sua empresa se antecipe na proteção a ciberataques.

A BugHunt, primeira plataforma de Bug Bounty do Brasil, atua com especialistas em segurança da informação prontos para identificar sinais, mesmo os mais detalhados, de vulnerabilidade e falha no site ou sistema de sua empresa.

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