OSINT: Saiba como a Inteligência de Fontes Abertas ajuda a proteger empresas!

As estratégias OSINT te ajudam a agrupar e identificar todos os dados da sua empresa que estão expostos publicamente. Saiba como no blog BugHunt!

OSINT: Saiba como a Inteligência de Fontes Abertas ajuda a proteger empresas!

Você conhece as estratégias de OSINT? Não? Se trabalha com uma empresa que possua redes sociais, é bom ficar atento a esse tema!

A maioria das organizações marcam presença no LinkedIn, Facebook, e Instagram, desse modo, alguma informação sobre essa empresa está exposta nas redes. Essa exposição afeta alguns dados sensíveis que podem impactar no sucesso do negócio.

Tendo em vista que com essas informações cibercriminosos podem invadir o sistema ou burlar o sistema de segurança já imposto, é bom prestar atenção nesta exposição. E estratégias como Open Source Intelligence são uma resposta para ter mais controle sobre o que é compartilhado no mundo digital.

Quer saber mais sobre as estratégias OSINT e como funcionam? Fizemos esse artigo exatamente pra isso. Leia!

O que é OSINT?

De modo literal, a sigla de Open Source Intelligence, quando traduzida para o português chegamos em Inteligência de Fonte Aberta ou Código Aberto.

OSINT trata-se de coletar, armazenar e analisar informações de fontes públicas. Ou seja, quaisquer dados sobre uma empresa ou pessoa que tenha a possibilidade de ser encontrado por meio de ferramentas da internet.

Um exemplo são informações publicadas em sites, fóruns e chats. Contudo, a maioria dos recursos OSINT não pode ser encontrada usando mecanismos de buscas comuns, como o Google, pois muitos deles estão “escondidos” na deep e na dark web, e representam 96% do conteúdo da web.

Resumindo: OSINT é um conjunto de atividades para coletar, armazenar e analisar as informações de fontes públicas sem violar quaisquer leis de direitos autorais ou privacidade — basicamente, qualquer dado sobre uma empresa ou pessoa que possa ser encontrado por meio de ferramentas da Internet ou OSINT framework, como os buscadores.

Como a OSINT é utilizada?

No campo da cibersegurança, a OSINT é muito útil para os profissionais que atuam com a segurança da informação, principalmente os que utilizam de técnicas e ferramentas para descobrir fraquezas em sistemas de TI - como os BugHunters, por exemplo.

Essas vulnerabilidades comumente encontradas incluem, por exemplo, vazamento acidental de informações confidenciais em sites de mídia social.

A Open Source Intelligence é utilizado junto de alguns métodos e ferramentas que ajudam nessa coleta e análise de informações:

  • Nmap;
  • Maltego;
  • OSINT Framework.

Do outro lado da conversa, existem os cibercriminosos que utilizam do OSINT para encontrar informações sobre suas vítimas, identificar falhas e por meio dessa inteligência achar maneiras de explorar o alvo.

Por conta disso as estratégias de Open Source Intelligence são encaradas como ferramentas valiosas na realização de ataques de phishing, sendo que geralmente, a primeira fase da maioria de um teste de vulnerabilidade começa com o reconhecimento, ou seja, utilizando OSINT.

Vamos à prática: como funciona a OSINT?

Até esse momento você já entendeu o que é OSINT e onde pode ser aplicado, certo?

Trazendo para a prática, a OSINT pode ser utilizada por profissionais de TI, hackers e até mesmo agentes do Estado. Além disso, uma parte considerável das empresas possuem alguma estrutura para lidar com esse tipo de informação - veja, não apenas com a produção e a divulgação de dados, mas também para a coleta e o armazenamento.

As práticas de OSINT podem ser divididas em três etapas. Entenda quais são elas a seguir.

Canais públicos

Auxiliando de modo direto os profissionais de TI, a OSINT proporciona que esses canais de informações voltados ao público que contém dados sobre a empresa sejam acessados.

No caso, não apenas os oficiais, mas quaisquer canais que pertençam a outros usuários ou empresas que citam a companhia. Essa prática é fundamental para mapear as informações e definir de que forma essas empresas podem prever ataques.

Agrupamento de informações e acessibilidade

Utilizando a OSINT é possível agrupar todos os dados para serem facilmente acessados Na realidade, é nesse processo que muitas informações são coletadas, ainda mais em empresas de grande porte.

Então, como algumas ferramentas não são capazes de realizar a função de captura, a OSINT consegue fazer a organização desses dados, facilitando o acesso a informações específicas.

Dados relevantes fora da organização

Essa função é focada em encontrar dados relevantes que estão fora do ecossistema online da empresa. Dizemos relevantes porque não são informações básicas, como o endereço de uma sede ou o nome da companhia.

Aqui, o interesse é em dados confidenciais que podem estar em algum post ou domínio, por exemplo.

Existem benefícios para a empresa?

Tomando posição crucial para manter o controle e evitar tentativas de ataque ou roubo baseados em engenharia social, phishing e outras ameaças cibernéticas, a Open Source Intelligence é uma estratégia que pode trazer muitos benefícios para o negócio.

A seguir, listamos as duas principais. Confira!

Menos riscos e maior custo benefício

Obviamente que existem alguns outros meios de conseguir essas informações, porém, utilizar softwares de espionagem ou fontes humanas não são alternativas das mais seguras.

A grande vantagem da OSINT é que ela garante não só menos riscos no acesso de dados, mas que a empresa evite práticas ilegais para obtê-los.

Além disso, as ferramentas de coleta da OSINT são bem mais baratas do que utilizar outras formas de capturas. O próprio Google pode ser usado como uma parte da estratégia.

Facilidade de acesso

Aplicando a Open Source Intelligence você vai reparar que as fontes são bem mais fáceis de utilizar, pois elas possuem a característica de serem públicas.

Independentemente de onde o usuário esteja ou o tipo de dispositivo utilizado, se há Internet, é possível conseguir algumas informações.

Exemplo: uma fintech pode analisar páginas de redes sociais específicas sobre financiamento e procurar possíveis atividades de usuários que possam identificar falhas e vulnerabilidades no seu sistema.

É reconfortante saber que existem programas projetados para auxiliar na busca de informações públicas e que por sua legalidade são utilizados até por agências governamentais — elas não só usam as ferramentas como também utilizam técnicas para descobrir brechas de segurança em seus sistemas.

O conselho que podemos dar é que antes de utilizar ou definir uma estratégia voltada para OSINT, é recomendado estabelecer um código de conduta para orientar os profissionais tanto na captura quanto no manuseio desses dados.

A OSINT e outras estratégias são muito bem-vindas para qualquer empresa que pretende ter bons resultados com segurança — especialmente aquelas que têm a intenção de prever movimentos maliciosos e controlar melhor o que é divulgado.

Cuide da segurança digital da sua empresa!

Seja uma empresa parceira BugHunt!

Criando essa parceria com a primeira plataforma brasileira de Bug Bounty, a sua empresa contará com o trabalho de especialistas de primeiro nível analisando seus sistemas constantemente em busca de vulnerabilidades, o  que antecipa possíveis ataques cibernéticos

Agora que você já sabe os princípios básicos da segurança cibernética, como pode intervir na segurança digital da sua organização e está interessado em proteger sua empresa, a BugHunt pode te ajudar.

Não arrisque com o prejuízo, antecipe-se, conheça nossa plataforma!