Se você tem uma empresa e, durante seus processos, faz tratamento de dados pessoais - sejam eles de clientes, colaboradores ou parceiros -, a gestão de segurança da informação precisa se tornar uma das suas prioridades.

A gestão de segurança da informação é uma forma de colocar todas as suas pendências com a proteção de dados em dia e, também, de conseguir fazer um monitoramento mais assertivo das atividades no seu sistema de segurança.

Você pode estar se perguntando o porquê de se preocupar com isso, e a resposta é simples: atualmente, ter um sistema de gestão de segurança da informação eficaz é uma obrigação para as empresas, devido às leis de privacidade e proteção de dados - e uma das formas mais eficientes para conseguir atender todas as exigências é fazendo a gestão de segurança da informação.

Além disso, um bom gerenciamento de segurança da informação é capaz de reduzir as chances de ciberataques, roubo de informações, vazamentos de dados, espionagem digital, etc.

Quer entender mais sobre a Gestão de segurança da informação? Continue lendo esse artigo e veja o que é Gestão de segurança da informação, qual sua importância e como aplicá-la na prática. Tenha uma boa leitura!

O que é sistema de gestão de Segurança da informação?

A gestão de segurança da informação é um processo corporativo voltado para a Segurança da Informação, que envolve as etapas do planejamento, da implementação e do controle das medidas de segurança tomadas pelas organizações.

Isso envolve a avaliação dos riscos de segurança, a definição de políticas de segurança, análise de vulnerabilidades, implementação de controles de segurança, monitoramento constante e atualização contínua das medidas de segurança.

A partir disso, a gestão de segurança da informação é uma ferramenta importante para conseguir ter uma visão macro sobre os pontos positivos e negativos de cada sistema de SI e, também, acompanhar o andamento das medidas de cibersegurança.

Contudo, a gestão de SI é um processo essencial para conseguir proteger os dados e os sistemas contra as ameaças internas e externas, reduzindo o risco de violações de dados e mantendo a conformidade com as leis regulamentadoras e normas de segurança.

Qual é a importância de fazer a gestão de segurança da informação?

Como dito anteriormente, a Gestão de Segurança da Informação é um processo importante para conseguir ter mais controle sobre as iniciativas de proteção de dados nos sistemas.

Com esse poder em mãos, é possível identificar, gerenciar e corrigir os riscos de segurança com mais efetividade, aumentando a proteção dos sistemas contra as possíveis ameaças cibernéticas.

Vale ressaltar que a implementação de um sistema de gestão de segurança da informação é um recurso fundamental para que empresas consigam cumprir todos os requisitos de proteção de dados exigidos pelas leis regulamentadoras, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Desta forma, é possível conquistar a confiança dos clientes e parceiros comerciais.

Certificação ISO 27001

A ISO 27001 é uma norma internacional que estabelece os requisitos para um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI). Essa norma oferece um conjunto de controles e boas práticas que direcionam as organizações no gerenciamento de seus ativos de informação de forma segura e eficaz.

A certificação na norma ISO 27001 é um reconhecimento muito importante para empresas que buscam garantir a segurança das suas informações e de seus clientes, isso porque ela funciona como uma validação de que a empresa realmente cumpre todas as exigências de segurança da informação.

5 pilares da gestão de segurança da informação

Conforme o modelo de gestão de segurança da informação ISO 27001 são estabelecidos cinco pilares, veja a seguir:

  1. Confidencialidade: é necessário garantir que as informações só possam ser acessadas por pessoas autorizadas.
  2. Integridade: assegurar que as informações não sejam alteradas de forma não autorizada ou acidental.
  3. Disponibilidade: garantir a disponibilidade das informações para as pessoas autorizadas sempre que necessário.
  4. Autenticidade: é preciso certificar que as informações sejam autênticas e provenientes de fontes confiáveis.
  5. Legalidade: o tratamento das informações deve estar em conformidade com as leis e regulamentações aplicáveis.

As 10 vantagens de adotar o sistema de gestão de segurança da informação no dia a dia da empresa

  1. Redução de riscos: a gestão de segurança da informação ajuda a identificar vulnerabilidades e ameaças, permitindo a adoção de medidas preventivas e a mitigação dos riscos.
  2. Proteção de informações sensíveis: com a gestão de segurança da informação, é possível garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações.
  3. Atendimento a requisitos legais e regulatórios: a adoção de uma gestão de segurança da informação ajuda a atender às exigências legais e regulatórias.
  4. Fortalecimento da reputação: a gestão de segurança da informação transmite confiança para clientes, parceiros e stakeholders, contribuindo para a reputação da empresa.
  5. Melhoria da eficiência e produtividade: com a segurança da informação garantida, a empresa consegue focar em outras atividades, diminuindo as preocupações com ciberameaças.
  6. Redução de custos: com a adoção de medidas preventivas, é possível evitar prejuízos providos pela violação de dados, ciberataques, vazamentos, reparos e reposição de informações.
  7. Aumento da competitividade: empresas com uma boa gestão de segurança da informação têm vantagem competitiva, isso porque a segurança das informações é um critério importante para os fornecedores e investidores.
  8. Identificação de oportunidades: ao reconhecer possíveis vulnerabilidades, a empresa pode identificar oportunidades de melhorias e inovações no processo.
  9. Conformidade com boas práticas: a gestão de segurança da informação permite a adoção de boas práticas, aumentando a eficácia dos processos e garantindo a conformidade com normas e padrões.
  10. Preservação da continuidade do negócio: com uma gestão de segurança da informação adequada, a empresa está preparada para enfrentar possíveis crises, garantindo a continuidade do negócio em caso de incidentes.

Como aplicar ou melhorar a gestão de segurança da informação na sua empresa?

A gestão de segurança da informação é um processo que pode transformar o dia a dia das empresas em relação à proteção de dados, tornando este trabalho muito mais simples.

Mas, para implementar um plano de gestão de segurança da informação corretamente, é preciso seguir alguns passos:

1º passo: avalie seu sistema

Neste primeiro passo, é preciso conhecer todas as características do seu sistema de SI, entendendo os pontos positivos e negativos, mapeando quais são os ativos da empresa que precisam ser protegidos e entendendo quais são as ameaças que podem afetá-los.

Para conseguir ter êxito neste passo, é recomendado fazer uma análise de vulnerabilidades e ameaças para conseguir determinar o nível de risco e saber como priorizar ações de segurança.

2º passo: estabeleça uma política de segurança

Defina uma política de segurança clara e objetiva que atenda as especificidades do seu negócio, estabeleça quais serão as diretrizes e os procedimentos para a proteção dos ativos da empresa.

Vale ressaltar que a política deve ser comunicada e ensinada a todos os colaboradores, bem como estar disponível a todos os seus clientes e parceiros.

3º passo: implementação de controles

Esta é uma fase extremamente prática. Comece a implementar os controles de segurança necessários para proteger os ativos da empresa. Isso pode incluir a instalação de software antivírus, firewall, criptografia de dados, entre outros.

Além disso, é preciso capacitar a equipe sobre como utilizar essas plataformas e sobre as boas práticas durante o uso.

4º passo: monitoramento e avaliação

Monitore constantemente os controles de segurança para garantir que tudo está funcionando corretamente. Realize avaliações periódicas de risco e revise regularmente as políticas de segurança.

5º passo: mantenha a constância

É esperado que nesta última etapa você já tenha todos os processos da gestão de segurança da informação alinhados e já tenha colocado em prática. A partir disso, é preciso entender que a gestão de segurança da informação é um processo contínuo.
Nesta fase, é importante realizar atualizações constantes e sempre implementar melhorias nos controles de segurança para garantir a efetividade do seu plano de segurança da informação.

* Dica extra: contrate as ferramentas certas

Colocar um sistema de gestão de segurança da informação em prática pode ser um desafio e tanto, ainda mais para empresas que não tem uma cultura de proteção de dados bem definida.

Diante disso, é preciso fazer uma análise muito mais aprofundada dos sistemas da empresa e contar com o apoio de especialistas em segurança da informação para que nenhuma brecha no sistema prejudique sua gestão.

O Bug Bounty funciona como um programa de recompensas por vulnerabilidades nos sistemas de empresas. Desta forma, é possível ter uma visão 360º dos pontos fortes do sistema e corrigir os pontos fracos.

Através do conhecimento em segurança da informação de milhares de especialistas, os programas de Bug Bounty são uma forma segura de identificar e corrigir possíveis falhas nos sistemas de maneira constante, auxiliando o andamento da gestão de segurança da informação.

Achou essa dica interessante? Entre em contato com a BugHunt - a primeira plataforma de Bug Bounty do Brasil - e veja como os programas de recompensas por bugs podem facilitar sua jornada com a proteção de dados.