Previna-se dos ataques DDoS em 4 passos

Os ataques DDoS são ataques maliciosos que sobrecarregam servidores para esgotar recursos. Veja no blog BugHunt como se proteger!

Previna-se dos ataques DDoS em 4 passos

Você sabe como funcionam os ataques DDoS? Ter consciência da dinâmica desse tipo de ameaça é crucial para adotar boas políticas de proteção e segurança de dados.

Afinal, dominar essa prática facilitará a adoção de outras estratégias, ainda mais robustas e capazes de interpelar os pontos corretos. Quer entender como funciona esse ataque de negação de serviço?

Para saber mais detalhes sobre o funcionamento e o melhor método para bloquear ataques DDoS, continue a leitura deste post!

O que são ataques DDoS?

Os ataques DDoS (Distributed Denial of Service), também conhecidos como ataques de negação de serviço distribuída, são ameaças que possuem o objetivo de inviabilizar o acesso a sistemas web - sites, serviços online e outras infraestruturas de rede.

A principal característica dos ataques DDoS é o envio de um grande número de requisições para um único servidor em um curto espaço de tempo, ocasionando o congestionamento que dificulta ou interrompe o acesso.

Existem meios comuns onde costumamos avistar ataques DDoS, os principais são os seguintes:

  • Uso de redes de dispositivos infectados (como aparelhos da IoT, roteadores e computadores comuns), que são acionados para enviar múltiplos pacotes de dados continuamente para um único servidor (as chamadas botnets);
  • Invasão de equipamentos de rede e a modificação das suas configurações para que o seu tráfego seja direcionado para um único servidor.

Desde o início da década passada, a ascensão do ativismo cibercriminoso impulsionou o renascimento do ataque DDoS que acabou acarretando em diversas inovações em termos de segurança digital.

Atualmente, ele evoluiu para ataques de difícil detecção, que segmentam aplicativos, ultrapassam a infraestrutura de segurança das empresas e enganam firewalls a fim de atingir seu objetivo.

Como funciona um Ataque DDoS?

Agora que você já sabe o que é um ataque DDoS e como ele age sobrecarregando e impedindo o sistema de funcionar perfeitamente, vamos entender como esse processo é mais complexo do que parece ser.

O ataque DDoS se inicia quando um fluxo contínuo e coordenado de falsas solicitações de acesso é criado. Seja esse para acessar um computador ou um servidor.

Desse modo, o alvo fica abarrotado de pedidos falsos e intermináveis e não consegue suprir a demanda de solicitações.

Dentre essas solicitações estão as verdadeiras, ou seja, as de usuários que não têm intenções maliciosas e realmente querem consumir o conteúdo oferecido em uma página. Em outras palavras, eles acabam sendo prejudicados por pessoas má intencionadas.

É interessante citar que, geralmente, a execução de ataques DDoS inclui uma extensa rede de computadores zumbis(botnets). Eles já estão infectados por pragas digitais e acabam servindo de muleta para gerar ainda mais pedidos falsos de acesso a um alvo determinado.

As máquinas zumbis estão diretamente conectadas a um ou vários computadores mestres, que são comandados por um cibercriminoso. E esses são os computadores que controlam os zumbis, fazendo todos eles solicitarem acesso a um alvo simultaneamente, causando todos os problemas que você já conhece.

Por que as empresas precisam se proteger dos ataques DDoS?

Como você já deve ter percebido, os ataques DDoS podem ocasionar diversos prejuízos para as empresas. E com certeza, um dos mais preocupantes, é a impossibilidade de prestar os serviços contratados pelos clientes.

Afinal, sem uma infraestrutura funcional, a empresa perde contratos e deixa de lucrar.

Quando bem sucedido, o ataque DDoS acaba por enfraquecer a imagem da empresa, pois marcas que oferecem uma experiência positiva ganham mais confiança do consumidor, conseguem se posicionar à frente da concorrência e fidelizar clientes com muito mais facilidade.

No caso do Brasil, a atenção voltada para ataques DDoS deve ser redobrada, uma vez que os números desse tipo de ataque não param de crescer.

Mas nem você e seu negócio estão expostos por completo, existem maneiras bem práticas e didáticas para se prevenir desses ataques. Veja quais são:

4 passos para se proteger dos ataques DDoS

É natural que haja uma preocupação ao ler os tópicos anteriores e procurar maneiras de reconhecer e proteger seu site ou negócio online de todos os tipos de ataques DDoS.

Se você está com esse tipo de dúvidas, atente-se às dicas abaixo para colocar um escudo na sua página e evitar enfrentar contratempos na internet.

Afinal, se você não está na rede, seus visitantes não acham seu negócio e você vai acabar perdendo visitantes e até mesmo dinheiro.

Aplicar blackhole

Aplicar a blackhole routing é uma alternativa eficiente! Essa é uma estratégia que reduz o impacto dos ataques DDoS. Ela consiste no redirecionamento das requisições falsas para um endereço de IP inválido.

Nesse caso, não há diferenciação entre as solicitações de acesso legítimas e maliciosas.

A aplicação de blackhole tem como principal ponto fraco o fato de não solucionar o problema diretamente. Afinal, ela impede o acesso de IPs legítimos e maliciosos ao mesmo tempo. Por isso, não é a melhor solução, deve ser usada apenas na emergência, em um curto período de tempo para evitar que outros IPs sejam afetados pelos ataques.

Desativar as configurações dos protocolos de rede

Para reduzir o impacto dos ataques DDoS seja realmente efetiva, existem protocolos de rede que podem ser desativados ou reconfigurados.

Os principais protocolos estão relacionados ao gerenciamento do roteamento dos pacotes. Feito de modo correto, a empresa consegue reduzir o impacto do ataque e permitir que apenas os pacotes legítimos sejam aceitos.

O gestor de TI deve ter em mente que é preciso focar na origem do ataque e bloquear principalmente os IPs maliciosos. Infraestruturas acessadas principalmente por IPs nacionais, por exemplo, se beneficiam desse tipo de abordagem quando os ataques são de IPs de outros países.

Afinal, o prejuízo causado pelo bloqueio de IPs estrangeiros será baixo.

Adotar uma solução anti DDoS eficiente

Tendo em vista que existem soluções paliativas, como as citamos anteriormente, elas apenas diminuem os impactos de ataque em um curto prazo. Porém, não resolvem a raíz do problema.

As soluções especializadas na mitigação de ataques são as melhores alternativas que a sua empresa pode adotar para bloquear um ataque DDoS. Elas realizam a verificação contínua da infraestrutura de rede do negócio. Desse modo, as ameaças podem ser bloqueadas rapidamente. E a rede se mantém disponível mesmo durante o ataque.

Busque por soluções que aplicam a inspeção do tráfego que entra e sai da infraestrutura levando em consideração o perfil de cada rede, utilizando algoritmos inteligentes que permitem a identificação e bloqueio de pacotes maliciosos.

Identificar requests maliciosos

Uma outra medida que pode incrementar essa proteção, além de diferenciar o tráfego malicioso por meio da detecção de requests, é fazer essa identificação executando páginas web mais rapidamente do que usuários verídicos.

Não há ferramentas específicas para solucionar o problema devido a variedade de vetores DDoS.

Entretanto, essas medidas e estratégias proativas de segurança podem ser tomadas pela TI para que seja possível mitigar a ameaça e garantir que as empresas tenham os menores prejuízos possíveis.

Siga as dicas, fique atento e proteja-se dos ataques maliciosos na web

Os ataques DDoS são bem mais comuns do que se imagina. Diversos ataques dessa modalidade são feitos diariamente, comprometendo o funcionamento de sistemas inteiros, prejudicando grandes grupos empresariais e seus clientes.  

E se você está na internet, é mais do que recomendado que tome algumas precauções para não ser afetado por algum contratempo desse tipo. Recorrer a ajudas de empresas de hospedagens e de profissionais de TI para se armar com as melhores ferramentas

Agora que você já sabe os como os ataques DDoS ocorrem e como podem intervir na segurança digital da sua organização. Está na hora de  proteger sua empresa!

Nisso, a BugHunt pode te ajudar. Não arrisque com o prejuízo, antecipe-se, conheça nossa plataforma!