Nuvem pública e segurança: aprenda boas práticas para a sua empresa!

A nuvem pública permite aos colaboradores de TI que desenvolvam soluções, as apresentem e implementem nos ambientes. Saiba mais no blog!

Nuvem pública e segurança: aprenda boas práticas para a sua empresa!

Você já trabalhou ou trabalha com uma nuvem pública? Esse modelo de infraestrutura de TI costuma agregar todo o sistema de hardware, software e outras áreas do suporte geralmente gerenciados pelo provedor de nuvem.

Os provedores de nuvem públicos costumam oferecer serviços baseados, como o nome já diz, em nuvem, como infraestrutura, como plataforma ou também como software como serviço, aos por uma taxa mensal de usuários ou pagamento por uso.

Dá para perceber que a nuvem pública serve como uma excelente opção por conta de sua versatilidade, não é?

Se você quer conhecer mais sobre nuvem pública e a diferença para a privada, além de saber como sua empresa pode se beneficiar com esse método, continue lendo este artigo e aprofunde seus conhecimentos!

O que é nuvem pública?

O primeiro passo antes de adotar esse sistema em sua empresa é entender por completo o que é nuvem pública .

Trata-se de um serviço em nuvem onde se torna possível visualizar serviços e recursos de hardware. Ou seja, permite aos colaboradores de TI que desenvolvem soluções, como apresentar e implementar nos ambientes, bem como, armazenarm dados em locais compartilhados de cloud computing, no qual, diversos outros usuários armazenam os mesmos recursos.

É importante relembrar que isso não significa que os demais usuários da nuvem pública tenham acesso aos bancos de dados individuais — a inviolabilidade é garantida por interrupção e protocolos de segurança da informação gerada pela empresa fornecedora do serviço.

Qualquer entidade pode se tornar um provedor de nuvem pública . Mas é importante contar com as empresas que oferecem serviços mais acompanhados e estáveis, principalmente para garantir uma maior segurança para os dados e aplicações.

Bom, já deu para ter uma noção real em relação a o que é nuvem pública , certo? Agora vamos nos aprofundar em relação aos exemplos e como os conceitos são aplicados.

Exemplos de nuvem pública

Como você já deve ter notado, a nuvem pública é uma infraestrutura compartilhada entre mais de uma empresa. Por mais que isso soe preocupante, cada uma dessas companhias têm espaço determinado infraestrutura, de modo que a utilização é segura.

A estrutura de armazenamento pertence a um provedor terceirizado, que gerencia software e hardware.

Aliás, uma de suas principais vantagens é a de que não há necessidade de adquirir e administrar uma infraestrutura, uma vez que ambas as tarefas são de responsabilidade do provedor.

Exemplos de nuvem pública , o Microsoft Azure , Google Cloud Platform , além do Amazon Web Services , etc.

Os principais benefícios da nuvem pública

Além de liberar a infraestrutura necessária para toda a prática do trabalho na nuvem, o modo público também oferece ferramentas e soluções que permitem aos usuários gerenciar suas aplicações, tais como armazenamento de dados, monitoramento e segurança extra.

Confira alguns dos principais benefícios que a implementação da nuvem pública pode agregar ao seu negócio:

Porta de entrada para novas tecnologias

A entrada de novas tecnologias é muito maior com a nuvem pública . Afinal, os usuários possuem acesso às tecnologias mais recentes. O usuário, geralmente a um custo bastante acessível, e tem acesso quase instantâneo.

As soluções de nuvem públicas atendidas de acordo com a demanda do cliente. É bastante fácil modificar um plano de uso, tornando ainda mais simples o acesso à tecnologia correta.

Maior flexibilidade e ferramentas de análise

Você sabia que boa parte do volume de dados pode ser armazenado na nuvem pública e acessado sempre que for necessário? É isso mesmo!

Além de tornar a localização do usuário um fator secundário, pois o trabalho remoto pode ser realizado com facilidade, essa flexibilidade auxilia muito no trabalho em equipe.

Outro ponto de vantagem da nuvem pública é que as soluções hospedadas no servidor, como as ferramentas de análise, possuem a função de coleta de gerenciamento e análise de grandes volumes de informações.

Isso contribui para a tomada de decisões baseadas em dados.

Demandas menos agressivas aos profissionais de TI

Com o acesso à nuvem pública , os profissionais de TI podem se concentrar nas tarefas realmente importantes que mantiveram sua colaboração, pois não precisam se preocupar em manter soluções e atualizações de diferentes tipos de software.

As soluções que a implementação da nuvem pública na sua empresa

Os benefícios e os exemplos de nuvem pública você já viu, né? E esperemos que tenha entendido perfeitamente todos eles.

Mas ainda há mais! As soluções práticas que a nuvem pública oferece para seus usuários são as seguintes

  • IaaS (Infraestrutura como Serviço) : a empresa utiliza os recursos de infraestrutura disponíveis na nuvem;
  • PaaS (Platform as a Service) : é o serviço de hospedagem e implementação de hardware e software para promover aplicações no ambiente online;
  • SaaS (Software as a Service) : a solução é hospedada e roda diretamente no servidor de cloud computing.

Qual a diferença entre nuvem pública e nuvem privada?

Mesmo com a semelhança entre as duas modalidades, existem diferenças relevantes que precisam ser destacadas antes de decidir qual é a melhor opção para a sua empresa.

Se por um lado a nuvem privada é destinada para a extensão de um data center já existente e acessível apenas para uma organização, o acesso público compartilha sua estrutura com outras organizações.

Outro ponto de grande áudio e diferencial é que a nuvem privada exige um investimento inicial maior.

Afinal, falar de uma solução exclusiva da empresa, enquanto a utilização da nuvem pública é feita por assinatura, de acordo com o que é utilizado.

Além disso, a nuvem pública é dependente da internet pública, o que pode levar à instabilidade. Por outro lado, a nuvem privada oferece maior desempenho por estar em um ambiente localizado, desde que esse ambiente seja devidamente mantido.

Tanto a nuvem pública quanto a privada oferecem segurança aos usuários. A nuvem privada fornece maior controle sobre as configurações, e sua forneceu segurança extra, embora seus usuários também sejam responsáveis ​​pela proteção de seus ambientes.

Por outro lado, na nuvem pública , os usuários e os provedores mantêm a responsabilidade pela segurança.

Boas práticas para o gerenciamento em nuvem!

Esse tópico está nos levando para o final, mas não é nem um pouco menos importante do que os outros!

Um ponto importante a se entender é que o serviço de nuvem, seja privado ou público, precisa ser integrado à infraestrutura de TI da sua empresa. Por isso, é fundamental encontrar um bom serviço que permita esse tipo de funcionalidade.

Além disso, é importante contar com uma organização confiável, com o suporte necessário em caso de situações adversas.

Outro ponto fundamental é ter os próprios cuidados de segurança da informação. Isso porque, apesar de o fornecedor ter seus próprios protocolos, a natureza compartilhada da nuvem é bastante delicada para a manutenção de dados mais sensíveis neste ambiente.

É importante, assim, que os gestores de TI das organizações tenham medidas próprias de cuidados com essa área.

  • Evite usar a rede aberta para acessar uma nuvem pública;
  • Aplicar protocolos de segurança específicos da sua empresa;
  • Treinar e conscientizar os usuários da organização sobre medidas essenciais de segurança (como senhas de acesso);
  • Implementar uma política de níveis de acesso em sua empresa.

E agora que você tem uma melhor compreensão do que cada uma oferece e suas características, pode escolher a que melhor se adapta às suas necessidades de negócio. ‌ ‌

A ‌ ‌ BugHunt está aqui para te ajudar quando o assunto é cibersegurança! Não arrisque com o prejuízo, antecipe-se, conheça nossa plataforma!