O que é Purple Team e por que ter um time desse?

Blue Team + Red team = Purple Team. Não precisa ser um super estrategista para saber que, em um time, ataque e defesa funcionam melhor quando trabalham em harmonia. Na cibersegurança, isso não é diferente e o Purple Team é justamente a união entre essas duas frentes.

Normalmente, quem tem um sistema de segurança da informação ou trabalha neste ramo tem uma opinião formada na discussão red team vs blue team. E, mesmo que esteja nas sombras desse embate, o Purple Team é uma abordagem que une o melhor dessas duas equipes, buscando a colaboração entre elas para fortalecer a segurança dos sistemas.

Essa colaboração permite que as equipes compartilhem informações e conhecimentos, identifiquem e corrijam vulnerabilidades de segurança, melhorem as políticas de segurança, etc.

Quer saber mais sobre o que é Purple Team e entender as razões de ter um time desse? Continue lendo este artigo!

O que é Purple Team?

O Purple Team ou “time roxo” é uma abordagem de cibersegurança que integra as práticas de testes de invasão do Red Team - time vermelho - com práticas de defesa digital do Blue Team - time azul -,  com o objetivo de melhorar a segurança de uma organização.

Enquanto o red team simula ataques cibernéticos para testar a segurança de um sistema, o blue team monitora e responde a esses ataques.

Assim como roxo é o resultado da mistura entre azul e vermelho, o Purple Team, por sua vez, combina as habilidades e conhecimentos desses dois times visando identificar e corrigir as possíveis vulnerabilidades de sistemas ou redes.

50% Red Team

O Red Team - ou em português “time vermelho” - é a equipe que se dedica em testar a segurança de um sistema através da execução de ataques cibernéticos controlados.

Agindo como "invasores" em potencial, os red teams usam técnicas de hacking como phishing, malware, ransomware, testes de invasão e outras táticas com o objetivo de penetrar o sistemas e, com isso, conseguir mapear as possíveis vulnerabilidades.

50% Blue Team

O Blue Team - “time azul", em tradução livre - é a equipe responsável por defender um sistema contra ataques cibernéticos. O papel do Blue Team é monitorar a rede, detectar e responder a incidentes de segurança e implementar medidas de segurança proativas para proteger o sistema contra ameaças.

Os profissionais de segurança que trabalham no Blue Team possuem habilidades em áreas como análise de log, monitoramento de rede, segurança de endpoints, detecção de ameaças, resposta a incidentes e gestão de vulnerabilidades.

Quais são as vantagens de ter um Purple Team?

O Purple Team une o melhor dos dois mundos, oferecendo diversas vantagens para as empresas. Veja a seguir:

  • Identificação de vulnerabilidades: permite a identificação de vulnerabilidades de segurança de uma forma mais abrangente, combinando a expertise do Red Team em explorar as vulnerabilidades com a expertise do Blue Team em detectá-las e corrigi-las.
  • Colaboratividade: facilita a colaboração entre os times Red e Blue, permitindo que eles trabalhem juntos para encontrar soluções e implementar controles de segurança mais eficazes.
  • Aprendizado contínuo: a colaboração entre as equipes permite que os times aprendam um com o outro e, assim, consigam detectar vulnerabilidades e prevenir ataques cibernéticos com mais eficiência.
  • Redução de custos: ter um Purple Team pode ser uma forma de reduzir os custos relacionados à cibersegurança, isso porque, com as equipes trabalhando juntas, elas compartilham recursos e trabalham de forma mais eficiente.
  • Maior eficácia: com a integração dos testes realizados pelo Red Team e a detecção de vulnerabilidades pelo Blue Team é possível ter um processo de feedback contínuo, aprimorando as técnicas e medidas de segurança.

Red Team X Blue Team X Purple Team

Se você chegou até aqui, deve ter percebido que o embate entre Red, Blue e Purple Teams não faz sentido. Isso porque um time é complementar ao outro. Recapitulando:

O Red Team é responsável por avaliar como o sistema de segurança da empresa lida com ciberataques, simulando ataques externos, internos e ameaças avançadas. O objetivo do time vermelho é descobrir e explorar vulnerabilidades para identificar possíveis brechas na segurança.

O Blue Team visa proteger a rede e os sistemas da organização contra possíveis ataques, detectando ameaças, identificando vulnerabilidades e implementando medidas de segurança para proteger a organização contra ataques futuros.

Enquanto isso, o Purple Team traz uma abordagem mais colaborativa, a qual a equipe de defesa - Blue Team - e a equipe de ataque - Red Team - trabalham juntas para identificar e corrigir vulnerabilidades e melhorar a efetividade do sistema de cibersegurança da organização.

Desta forma, as equipes conseguem compartilhar as técnicas usadas, os métodos utilizados e as vulnerabilidades descobertas durante os testes. Isso permite ter uma melhor compreensão sobre riscos e, também, saber quais são as melhores medidas para corrigir cada vulnerabilidades.

Curtiu esse conteúdo? No blog da BugHunt você pode acessar mais conteúdos como esse sobre tecnologia, cibersegurança, Bug Bounty e muito mais!