5 formas de tornar os meios de pagamento online mais seguros

Com a pandemia de Covid-19 e a quarentena decorrente dela, as pessoas se voltaram à internet para fazer suas compras. E, embora este seja um movimento muito positivo para empreendedores e ecommerces em geral, é fundamental se preocupar com a segurança dos meios de pagamento online.

Enquanto que, para o consumidor, os pagamentos online facilitam a compra, um ambiente inseguro para estas transações pode colocar todo o negócio a perder. Afinal, fraudes e ataques cibernéticos são comuns e, caso ocorram, colocam em risco a reputação da sua empresa, a saúde financeira do negócio e podem até gerar multas com a LGPD.

Os dados dos seus clientes são sensíveis e preciosos. Como, então, você pode protegê-los e aumentar a segurança do seu ecommerce e dos meios de pagamentos online?

Continue lendo para descobrir!

O que são meios de pagamento online?

Os meios de pagamento online são soluções para realizar transações financeiras no ambiente digital. Estes meios nada mais são do que sistemas que processam os dados das compras, fazendo a conexão entre consumidores, instituições financeiras e ecommerces.

Como funcionam os pagamentos online?

O fluxo de pagamento e recebimento online tem algumas fases.

Em um ecommerce, por exemplo, o primeiro passo é vender os produtos e serviços através de uma plataforma digital — como um site ou rede social. Assim, o cliente coloca os produtos escolhidos em um carrinho, decide pela forma de pagamento e paga.

Quando o pagamento é feito por cartão de crédito,  o banco emissor do cartão de crédito utilizado pelo cliente recebe, em tempo real, a solicitação de aprovação de pagamento.

Na prática, a operadora do cartão cobra o valor da compra no limite do cartão do cliente e o lojista recebe, em até 31 dias, o valor da venda em sua conta corrente, já com os descontos.

Existem também outros meios de pagamento online além do cartão de crédito,  com sua popularidade crescendo cada vez mais: pagamentos por boleto, Pix, Whatsapp pay e gateways.

Principais meios de pagamento online

Embora o cartão de crédito seja um dos pagamentos preferidos tanto dos consumidores quanto dos lojistas, existem diversos outros meios de pagamento online disponíveis no mercado.

Veja quais são os principais:

Cartão de crédito e débito

Os cartões de crédito e débito têm a comprovação mais rápida, já que o contato com a operadora costuma ser simples. Oferece boa segurança para ambos os lados e, para o cliente, é a opção mais cômoda.

Boleto bancário

Forma tradicional de pagamento, o boleto é também muito confortável para os consumidores, principalmente aqueles que não têm (ou preferem não utilizar) um cartão de crédito.

A maior vantagem do boleto é a garantia de pagamento à vista. Além disso, é seguro, já que o dinheiro entra na conta da empresa assim que é verificado. Já as desvantagens são a demora pela confirmação e a impossibilidade de parcelar a compra.

Depósito

O depósito bancário era muito comum no início dos ecommerces no Brasil. No entanto, pela baixa segurança apresentada, foi caindo em desuso. Isso porque a incidência de fraudes e golpes são mais comuns de acontecer.

Gateway de pagamento

Existem vários tipos de gateways de pagamento, como Vindi, Bcash, Moip e Accept Fácil. Os gateways são aplicativos integrados ao e-commerce, no qual operadores financeiros autorizam transações online.

Esse tipo de sistema funciona como se alguém estivesse verificando as informações de crédito de uma loja. No entanto, é totalmente virtual e você pode verificar vários pagamentos de uma vez com rapidez e segurança.

Portanto, não é um meio de pagamento em si, mas uma ferramenta que integra diferentes meios. Paypal, PagSeguro e Mercado Pago também podem ser considerados gateways e ganharam tanta relevância no mercado brasileiro quanto cartões de crédito e débito.

Pix

O Pix é uma nova forma de realizar transações de valores entre contas, porém de uma forma simplificada, onde o usuário cadastra uma chave (CPF, email, número de celular, CNPJ, entre outros).

Essa chave é única, sendo responsável por identificar a conta do dono. Dessa forma, com o Pix, não é mais necessário informar o nome da instituição financeira, número da agência e conta corrente para fazer um pagamento — ou recebê-lo.

O processo de autenticação do Pix segue os mesmos padrões de segurança utilizados em transações tradicionais como DOC e TED. Possui controles rigorosos de cibersegurança, porém não impede completamente golpes e fraudes, já que ainda resta o fator humano.

Qual a importância de aumentar a segurança dos meios de pagamentos online?

Para efetivar uma compra online, o cliente precisa criar um perfil de acesso, contendo informações pessoais como nome completo, endereço e dados do cartão de crédito, caso este seja o método de pagamento escolhido. Por isso é fundamental que o usuário sinta-se seguro para avançar e finalizar todo o processo.

É importante lembrar que a responsabilidade de criar um ambiente seguro para compra é da loja e, por isso, deve garantir que as informações serão utilizadas exclusivamente para fins de compra e que esses dados não serão usados de forma indevida.

Com cada vez mais ocorrências de fraudes, golpes e vazamentos de dados, as empresas preparadas para combatê-los ganham uma vantagem competitiva no mercado.

5 formas de tornar os meios de pagamento online mais seguros

De acordo com uma pesquisa feita pelo Capterra, 50% dos entrevistados afirmam estar preocupados ou muito preocupados com ameaças à segurança ao comprar online. Entre as faixas etárias analisadas, quanto mais velho o consumidor, mais preocupado está o usuário:

Como você pode perceber, garantir a segurança do seu ecommerce é fundamental.

Veja 5 formas para tornar os meios de pagamento online mais seguros:

1. Instale certificados de segurança

Um certificado básico para a segurança de sites com pagamento online é o SSL (Secure Socket Layer). Trata-se do recurso responsável por converter o endereço do site de "http" para "https", com a letra "s" indicando que a página é segura. Além de criptografar as informações que circulam no ambiente virtual de vendas, o certificado também transmite credibilidade aos usuários.

Outra boa prática é escolher uma plataforma de pagamento com selo de segurança e certificado, como PCI-DSS (um padrão de segurança de dados para a indústria de cartões de crédito e afins). O objetivo é garantir a segurança das transações e de todos os dados.

2. Tenha políticas de pagamento online

É importante que cada ecommerce estabeleça suas próprias políticas de pagamento, privacidade, devolução e troca. No entanto, lembre-se de deixar essas regras claras no site. Isso fortalece a relação de confiança entre o cliente e o ecommerce.

Além de tornar os meios de pagamento online mais transparentes, esclarecer as regras de compra em seu ecommerce pode evitar problemas e confusões que levam à perda de clientes, cancelamentos de compras ou avaliações ruins em sites de reclamações.

3. Evite redirecionamentos

Se o seu ecommerce operar meios de pagamento online com intermediadores (como Paypal ou PagSeguro), é comum que o cliente seja redirecionado para outra página para concluir a compra.

Além de transmitir desconfiança e insegurança aos clientes, existe ainda o risco de algum erro acontecer durante esse redirecionamento. Portanto, uma boa opção é escolher o checkout transparente, que permite que os usuários fiquem na mesma página do site.

4. Utilize um sistema antifraude

Um sistema antifraude utiliza tecnologias de inteligência artificial para analisar o comportamento de compra do usuário, identificar e prevenir possíveis atividades suspeitas e fraudulentas no ecommerce.

Para isso, diferentes dados são cruzados, como localização geográfica, histórico de compras e navegação, informações cadastrais e padrões de comportamento. Com base nessa análise o sistema antifraude atribui automaticamente um grau de risco à transação, aprovando-a ou não.

5. Realize Pentest

O Pentest é uma solução que permite a análise dos problemas existentes nos sites e sistemas. O Pentester, especialista em segurança que faz os testes, simula o processo de um invasor executando um ataque de hacking de e-commerce.

Esta análise pode ser dividida nos seguintes modelos:

Whitebox: a simulação é feita com informações disponíveis, como senhas, servidores, banco de dados, entre outros. Os testes whitebox mais conhecidos são aqueles realizados para analisar aplicações web, em busca de falhas de segurança que possam comprometer a operação.

Blackbox: a simulação é feita às escuras, sem informações de usuários ou senhas. O objetivo é entender como seria um ataque feito por um invasor, ou seja, alguém que não tem as informações da empresa.

Portanto, toda e qualquer informação utilizada para o teste blackbox é obtida por meio de técnicas específicas de hacking, identificando vulnerabilidades e possíveis danos causados ​​por ataques maliciosos.

Greybox: a simulação é feita com algumas informações da empresa, embora não todas. Um exemplo desses testes são aqueles que analisam possíveis falhas de segurança em um sistema através de um usuário credenciado, com níveis de permissões de acesso não autorizadas.

6. Monitore constantemente com o Bug Bounty

Os programas de Bug Bounty são uma estratégia que utiliza o princípio do crowdsourcing à cibersegurança. Seu objetivo é de incentivar especialistas em segurança a realizarem testes nos sistemas das empresas para identificar possíveis vulnerabilidades de forma antecipada.

Programas de Bug Bounty como o da BugHunt permitem que as empresas identifiquem as brechas de segurança antecipadamente e de forma contínua. Assim, podem se precaver e consertar possíveis bugs antes mesmo que seus usuários saibam deles, evitando perdas, sejam elas de dinheiro ou de clientes,

Dessa forma, as empresas participantes contam com diversos especialistas avaliando simultaneamente a confiabilidade e segurança através de testes em seus sistemas, remunerando os especialistas apenas quando (e se) encontrarem bugs.

Garanta a segurança do seu ecommerce com a BugHunt

Como você pôde perceber, manter seu ecommerce seguro é fundamental para a reputação da sua loja, evitando fraudes, perda de clientes e, é claro, de dinheiro.

Utilizar um programa de Bug Bounty é uma excelente forma de manter seus sistemas, plataformas e aplicações seguras e os seus clientes muito mais confiantes e satisfeitos.

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