A cibersegurança é a prática que protege computadores e servidores, dispositivos móveis, sistemas eletrônicos, redes e dados contra ameaças virtuais. Com cada vez mais empresas e pessoas sendo alvo de ataques cibernéticos, é fundamental buscar a ajuda de uma empresa de cibersegurança para se proteger. E a BugHunt é uma delas!

O Brasil é o 5º país mais afetado com ataques cibernéticos em 2021, segundo o relatório de ameaças cibernéticas da SonicWall. Só no primeiro semestre do ano, o país foi o que mais sofreu com ransomwares, ataques maliciosos em que há um sequestro de dados ou sistemas.

Mas você sabe o que é a cibersegurança? E por que é importante investir nela, utilizando uma empresa de cibersegurança?

Siga lendo para descobrir!

O que é cibersegurança?

A cibersegurança, como falamos anteriormente, é a prática que visa proteger computadores e sistemas da informação contra ameaças cibernéticas. Ela deve ser trabalhada em vários níveis, desde a segurança das redes até a educação do usuário final.

O termo pode ser aplicado a diversos contextos, como negócios, computação móvel e até empresas de cibersegurança. Ela pode ser dividida nas seguintes categorias:

Segurança de infraestrutura

A segurança da infraestrutura garante que as estruturas e instalações das quais as empresas dependem (como data centers e redes de energia) mantenham o acesso controlado e protegido de danos físicos ou interferências.

Segurança de rede

Também conhecido como network security, esse tipo de segurança protege a rede interna contra acessos não autorizados. Para isso, podem ser utilizadas ferramentas de gerenciamento de controle de acesso remoto e físico.

Segurança de sistemas

A segurança de sistemas tem o foco em manter o software e dispositivos protegidos contra ameaças, como roubo ou sequestro de dados. O uso de Bug Bounty, pentest ou criptografia é uma ótima maneira de manter aplicativos seguros.

Conscientização de pessoas

Para manter a cibersegurança, todos os colaboradores e pessoas que utilizam os sistemas devem ser treinados nas melhores práticas para identificar e prevenir ameaças cibernéticas. Afinal, qualquer pessoa pode clicar acidentalmente em um link malicioso e prejudicar a segurança. Por isso, ensine os usuários a excluir e-mails suspeitos, a não clicar em propagandas duvidosas, entre outras lições importantes.

Segurança da informação

A segurança da informação protege dados físicos ou digitais contra acesso e manipulação de pessoas não autorizadas. No Brasil, a LGPD é a lei que protege os dados dos usuários, podendo custar multas milionárias às empresas que não se atentarem à segurança da informação e à cibersegurança.

Por que a cibersegurança é importante?

Vivemos na era digital, onde tudo está conectado. É fundamental que os negócios desenvolvam práticas e estratégias para eliminar, reduzir ou prevenir riscos e falhas em seus sistemas.

Os ataques e ameaças virtuais podem ser realizados por diferentes razões, tornando qualquer um suscetível a esses crimes. No entanto, ao aplicar os princípios da cibersegurança, o risco será muito menor.

Para isso, você pode contar com uma empresa de cibersegurança, especialista e completamente focada em manter seus sistemas protegidos. Uma estratégia excelente é utilizar o Bug Bounty, que usa a prevenção para encontrar vulnerabilidades nos sistemas.

Dessa forma, você descobre falhas que poderiam comprometer a cibersegurança antes que alguém malicioso o faça, e pode consertá-las antes que o público ganhe conhecimento delas.

Como anda a cibersegurança no Brasil?

Com a Lei Geral de Proteção de Dados em vigor, o trabalho remoto e o aumento dos crimes cibernéticos, a cibersegurança ganhou grande relevância após o início da pandemia. Isso é o que diz Omar Tabach, sócio-diretor da TGT Consult.

No entanto, uma pesquisa feita em 2020 pela Kaspersky em parceria com a CORPA, revelou que cerca de 40% das empresas brasileiras não têm políticas de cibersegurança estabelecidas, ou não informam seus colaboradores sobre elas.

Apesar de preocupante, essa informação nos mostra que:

Todo negócio que contar com o auxílio de uma empresa de cibersegurança estará não apenas protegendo os dados pessoais de seus usuários, mas também passos à frente da concorrência!

Além disso, profissionais de TI estão em um excelente momento para migrar de carreira ou garantir uma renda extra como bughunter.

Como o Bug Bounty ajuda na sua estratégia de cibersegurança

O Bug Bounty utiliza o princípio do crowdsourcing à cibersegurança, incentivando profissionais e especialistas a testar a segurança e confiabilidade dos serviços das empresas participantes, em troca de uma recompensa.

Utilizando uma modalidade de recompensa por bugs, empresas de cibersegurança como a BugHunt usam a ajuda de hackers éticos para relatar bugs e vulnerabilidades que colocam em risco a segurança de diferentes sistemas.

Assim, as empresas identificam brechas de segurança antecipadamente, reduzindo riscos de ameaças virtuais e evitando que os negócios sejam impactados negativamente pela ação de agentes mal-intencionados.

Quer saber mais sobre como o Bug Bounty pode ajudar sua empresa a aplicar a cibersegurança? Clique aqui!

Empresa de cibersegurança brasileira: conheça a BugHunt

Fundada em 2020, a BugHunt mudou completamente o mercado brasileiro de cibersegurança ao se tornar a primeira plataforma de colaboração de Bug Bounty no país.

Trabalhamos como uma extensão de sua equipe, oferecendo total confidencialidade e anonimato opcional. Conosco, você tem controle total sobre o processo e pode escolher entre projetos públicos ou privados.

Os especialistas inscritos na BugHunt oferecem feedbacks e relatórios de segurança, buscando minimizar as chances de ameaças virtuais, como roubo e vazamento de dados.

Como a BugHunt pode ajudar a sua empresa?

Os programas de Bug Bounty encontram sete vezes mais falhas críticas do que soluções de segurança tradicionais. Além disso, somos uma empresa de cibersegurança brasileira, ou seja, com a expansão do Bug Bounty no Brasil, a cibersegurança para o seu negócio ficou ainda mais fácil.

Veja as vantagens de contratar uma empresa de cibersegurança brasileira:

  • O entendimento da língua facilita a comunicação entre especialistas e empresas;
  • Hackers brasileiros entendem a lógica e os processos dos negócios do país;
  • Os hackers nacionais entendem melhor o que são dados privados e sensíveis, que podem levar a penalidades pela LGPD;
  • Com o aumento do dólar e do euro, um processo nacional pode ser mais benéfico e acessível.

Nosso grande objetivo é tornar a internet mais segura para todos. Para isso, já temos uma base com milhares de especialistas.

Deixe que a BugHunt se preocupe com a cibersegurança da sua empresa, para você focar na construção do seu negócio!

Quer saber mais sobre Bug Bounty e como nós podemos ajudar você? Clique aqui e fale conosco!