Já não é novidade a necessidade que as empresas têm de realizar investimentos voltados para a proteção de seus sistemas digitais. Por isso, é sempre bom ter acesso a algumas dicas de segurança pensadas para evitar que os negócios não sofram com os ciberataques.

Os avanços tecnológicos trouxeram novas formas de trabalho, e dentro delas, o desenvolvimento de muitos serviços no ambiente online, guardado em nuvens, drives, etc.

Com o aumento do trabalho híbrido ou remoto essas formas de trabalho digital só aumentaram, fazendo com que consequentemente, os ciberataques também evoluíssem para métodos mais complexos e frequentes.

Mas afinal, como proteger uma empresa que se vê obrigada a atualizar seus sistemas para uma melhor posição no mercado? São necessárias outras ações além do investimento em segurança da informação?

Confira na leitura abaixo algumas dicas de segurança digital que podem mudar a rotina de sua empresa, e fazer com que ela esteja mais protegida contra cibercriminosos.

Dicas de segurança digital para os funcionários da empresa

Grande parte dos ciberataques realizados atualmente contam com o fator humano como parte fundamental para a facilitação de invasões e roubos.

Por isso, mesmo com uma empresa investindo em metodologias de proteção, é sempre importante voltar a atenção para educação dos funcionários sobre o assunto, explicando possíveis políticas de segurança digital que fazem a diferença no dia a dia.

São diversas as estratégias e cuidados que podem ser adotados pelos colaboradores da empresa. Entre os mais conhecidos estão:

Fortalecimento de senhas

Uma ideia que parece até óbvia é uma das brechas mais encontradas em empresas que sofreram algum tipo de ciberataque.

Senhas muito simples e fracas fazem com que a dificuldade para a invasão a sistemas seja substancialmente menor.

Logo, uma saída interessante é que as senhas sejam longas, e contenham diversas simbologias. Desde letras maiúsculas e minúsculas, números, até outros sinais como pontos de exclamação ou interrogação.

Uma dica de segurança interessante é a elaboração de senhas em plataformas que desenvolvem passes automáticos e com alto grau de complexidade.

Não compartilhamento das senhas

Uma das dicas de segurança que andam em conjunto com o grau de dificuldade das senhas são as regras relacionadas ao seu compartilhamento com terceiros.

Quanto mais pessoas têm acesso a certos ambientes digitais, mais suscetível ele estará a erros e falhas que acarretam na invasão de usuários mal intencionados.

É fundamental que as senhas sejam pessoais e intransferíveis, e os acessos sejam concedidos apenas a funcionários que realmente necessitam dela para o trabalho. Senhas genéricas e compartilhadas dificultam a rastreabilidade em um eventual incidente.

Se possível, utilização dos dispositivos da empresa apenas para trabalho

Uma das questões mais complexas em relação ao aumento do trabalho híbrido ou remoto é a utilização dos dispositivos de serviço também para uso pessoal.

Claro que, em casos em que a empresa não fornece um computador, notebook ou até celular próprio para o trabalho, o funcionário tem o direito de utilizar aquele equipamento quando bem entender. Inclusive, compartilhá-lo com terceiros.

No entanto, é interessante, caso a empresa ofereça um dispositivo ao funcionário, que ele use-o apenas para funções do trabalho, evitando que o sistema esteja exposto a conteúdos não protegidos, e a mais pessoas que podem facilitar as ações de um cibercriminoso.

O acesso a links suspeitos, vindos principalmente de e-mails, é um tipo de phishing muito conhecido. O ataque pode permitir que cibercriminosos invadam sistemas e tenham acesso a dados particulares e sigilosos.

Por isso, é importante que o usuário não saia clicando em links desconhecidos e tenha cuidado com mensagens suspeitas em aplicativos, ou que apareçam em sua caixa de e-mails.

Inclusive, um dos métodos mais usados por cibercriminosos que escolhem o phishing é a construção de e-mails com uma identidade visual muito semelhante a de empresas oficiais e conhecidas.

Sendo assim, uma das dicas de segurança digital mais interessantes é sempre conferir o endereço de e-mail de quem está enviando a mensagem. Sempre muita atenção!

Evitar o download de arquivos e aplicativos suspeitos

Assim como é importante evitar o acesso a links que não são comprovadamente seguros, é fundamental que o usuário evite realizar download de arquivos e aplicativos desnecessários ou que sejam suspeitos.

Essas são outras formas de um cibercriminoso acessar o sistema e dados de uma empresa. O que  pode resultar em sequestro e roubo de dados,  envolvendo perda de dinheiro e a venda ilegal de informações.

Dicas de segurança digital para a empresa

Apesar das dicas de segurança relacionadas a ações dos funcionários serem importantes para maior proteção dos sistemas e dados de uma empresa, é muito importante que também sejam feitos investimentos voltados à  cibersegurança.

É imprescindível que ações básicas como a atualização dos softwares antivírus e a regulamentação de políticas sobre o uso de equipamentos da empresa sejam realizadas.

Além disso, a utilização de métodos como o do Zero Trust - ideia de que todo usuário não é confiável - permite que os acessos a arquivos e informações sejam restritos a funcionários autorizados.

A contratação de uma equipe especializada em segurança da informação também é uma das principais formas de fazer com que seus sistemas estejam protegidos, ou saibam lidar com um possível ataque.

Agora, um método que já é tendência entre grandes empresas é o investimento em Bug Bounty: programa de caça de bugs e vulnerabilidades no sistemas em troca de recompensas.

Especialistas em segurança da informação analisam as plataformas e sistemas de uma empresa à procura de falhas que podem abrir brechas para que cibercriminosos atuem naquele ambiente digital. Esses especialistas são recompensados com gratificações financeiras.

O Bug Bounty é uma estratégia que além de trabalhar com a proteção antecipada dos sistemas, também permite que eles sejam frequentemente testados por profissionais capacitados. Ficou interessado? A BugHunt, primeira plataforma de Bug Bounty do Brasil, está pronta para ajudar a se tornar uma parceira de sua empresa. Marque uma reunião conosco  e saiba mais informações sobre o método e estilo de funcionamento.